Vila do Conde é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, Região Norte e subregião do Grande Porto, com 29 731 habitantes em 2003. É sede de um município com 149,31 km² de área e 77 320 habitantes (2008), subdividido em 30 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Póvoa de Varzim, a leste por Vila Nova de Famalicão e Trofa, a sul pela Maia e por Matosinhos e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.
Localizada na margem Norte da foz do rio Ave, Vila do Conde é um importante centro industrial, porto de pesca e zona balnear e turística, configurando um dos principais e mais procurados centros balneares do país.
A cidade faz parte do mesmo aglomerado urbano que a Póvoa de Varzim.
As Caxinas são um lugar pertencente à freguesia de Vila do Conde, que faz fronteira com a cidade da Póvoa de Varzim, que em conjunto com Poça da Barca, lugar vizinho com a mesma identidade, possuiu 1,3 km² e no censo de 1991 já habitavam no lugar 9 752 pessoas, com uma densidade populacional bastante elevada 7388 hab/km², contra 3000 no restante da freguesia.Predominam entre a população as actividades ligadas à pesca quer directamente na actividade piscatória quer nas industrias derivadas (conserveira e congelados).
Uma parte muito significativa da população das Caxinas é composta por pescadores originários da Póvoa de Varzim que se fixaram, inicialmente, em Poça da Barca e que se cresceram para o lugar das Caxinas na segunda metade do século XIX, e em especial no século XX, e eram maioritariamente pescadores pobres. Até recentemente, o lugar era constituído por dunas e pequenos campos agrícolas e a sua única via asfaltada era apenas para a Póvoa.