Cascais MHC é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e subregião da Grande Lisboa, com cerca de 33 300 habitantes.
Situa-se a cerca de 30 minutos de Lisboa, junto à orla marítima. É a quinta vila mais populosa de Portugal (depois de Algueirão-Mem Martins, Corroios, Rio de Mouro e de Oeiras).
Cascais tem-se recusado ser elevada a categoria honorifica de cidade, por motivos turísticos.
Cascais é sede de um município com 99,07 km² de área e 188 244 habitantes (2008), subdividido em 6 freguesias.
O município é limitado a norte pelo município de Sintra e a leste por Oeiras e a sul e a oeste tem costa no Oceano Atlântico, na famosa Costa do Estoril.
Há pouco mais de um século, devido aos maus acessos, costumava dizer-se que a "Cascais, uma vez e nunca mais". Porém a vila de Cascais é, desde finais do século XIX, um dos destinos turísticos portugueses mais apreciados por nacionais e estrangeiros, uma vez que o visitante pode desfrutar de um clima ameno, das praias, das paisagens, da oferta hoteleira e gastronómica variada.
Oeiras é uma vila portuguesa, sede do municipio de Oeiras situado no distrito e área metropolitana de Lisboa, sendo um dos municípios de primeira coroa da capital. O pequeno concelho de Oeiras, com apenas 45,88 km²,
situa-se no tramo final do Estuário do Tejo (a área do Gargalo do Tejo), na sua margem direita, em redor de uma pequena baía da Costa de Lisboa que perfaz uma frente ribeirinha de 9 km de extensão.
Administrativamente, encontra-se rodeada pelos municípios de Sintra e Amadora (a norte); de Lisboa (a leste); de Cascais (a oeste); e pela Barra do Tejo e pelo município de Almada (a sul).
Desde 2013, está dividido em cinco freguesias que totalizam 173 149 habitantes (2015), tornando este no 5.º município mais densamente povoado de Portugal.
A Fábrica da Pólvora de Barcarena é um parque e um dos grandes núcleos de cultura em Oeiras.
A área em torno desta antiga fábrica de armamento destaca-se pelas atividades académicas, científicas e artísticas. Um espaço muito convidativo com as suas exposições e espaços de lazer.
Pode-se considerar que esta fábrica estaria dividida em duas fábricas separadas pela Ribeira de Barcarena.
A Fábrica de Baixo e a Fábrica de Cima.
A referida ribeira foi de extrema importância para a fábrica, pois era dela que se extraía a água necessária à laboração. Composto por diversos edifícios dispersos por uma extensa área, onde podemos encontrar o Museu da Pólvora Negra, o Centro de Estudos Arqueológicos de Oeiras com várias exposições arqueológicas, o Centro de Experimentação Artística do Clube Português de Artes e Ideias com uma galeria de arte, os Viveiros Municipais, a Universidade Atlântica, e vários locais de lazer como restaurantes, bares com música ao vivo, jardins e locais preparados para espectáculos ao ar livre.
Acolhe, entre outros eventos, o festival Sete Sois Sete Luas.
O Aquário Vasco da Gama (AVG) é um dos mais antigos do mundo. Localiza-se no Dafundo, freguesia de Cruz Quebrada - Dafundo, município de Oeiras, distrito de Lisboa, em Portugal. Trata-se de um aquário público e faz parte da Comissão Cultural de Marinha, sendo um dos seus equipamentos culturais.